Sobre a adolescência e suas mudanças
Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questiona: Qual é a finalidade da encarnação? E os Espíritos respondem: Deus a impõe com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Sabemos que, para progredirem, e chegarem a essa perfeição, os Espíritos precisam passar por etapas que visam à preparação e à adaptação do Ser reencarnante para a vivência da atual existência, ou seja, quando encarnada, a alma passa pelas fases da infância, adolescência e madureza, e cada uma delas é indispensável para que o Espírito possa realizar sua transformação.
Na fase infantil, os Espíritos são mais acessíveis às impressões que recebem e podem reformar seu caráter e reprimir as más tendências2. É nessa fase que os pais têm por missão desenvolver seus filhos através da educação, sendo uma tarefa lhes atribuída por Deus3. A fragilidade da própria infância despertará nos pais um sentimento de amor que facilitará o desempenho de suas atividades
educativas4.
Após a infância, vem a adolescência. O conceito do termo adolescência como sendo a etapa que se estende, de modo geral, desde os 13 anos até aproximadamente os 21 anos de idade, é comum entre os especialistas que estudam adolescência. É uma etapa de transição em que já não se é criança, mas ainda não se tem o status de adulto! Esse conceito se aproxima da ideia que a Doutrina Espírita nos traz sobre as fases de desenvolvimento do Espírito enquanto encarnado. Essa época coincide com a
maturidade física e sexual ocorrida na puberdade e descrita mais adiante. Allan Kardec pergunta, na questão 385 de O Livro dos Espíritos, a respeito do motivo da mudança que se opera no caráter de alguns indivíduos numa certa idade. E a resposta foi breve: É o Espírito que retoma a sua natureza e se mostra tal qual era. É neste momento que o adolescente confrontará a educação recebida durante a infância com sua individualidade espiritual, dando origem, em muitos casos, a uma verdadeira “crise” de identidade. Esta fase é um período muito delicado para o Espírito, pois além destas questões de natureza espiritual, que provocam grandes perturbações, somam-se outras questões, de caráter material, como modificações hormonais, desenvolvimento cognitivo, dificuldades sociais e afetivas, dentre outras.
Na fase adulta, a alma terá mais consciência de suas responsabilidades, realizando suas escolhas de acordo com o aprendizado feito nas fases anteriores. Coll, Marchesi e Palácios complementam nosso estudo com a seguinte afirmação:
Todas essas mudanças internas e externas, que guardam uma estreita relação entre si, farão
do período da adolescência uma importante transição evolutiva muito interessante para o estudo dos processos de mudança e continuidade no desenvolvimento humano, uma transição entre
maturidade física, social e sexual na idade adulta.
2 Idem, questões 383 e 385;
3 Idem, questão 208;
4 Idem, questão 385;
De Educador para Educador NEAJ.
G.Teixeira
De Educador para Educador NEAJ.
G.Teixeira
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