sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aulas para infancia e Juventude sobre Allan Kardec


Era uma vez.... Hippolyte Léon Denizard Rivail
Há muito tempo atrás... nasceu um menino, no dia 3 de outubro de 1804, num país chamado França, muito longe daqui, na cidade de Lyon. Recebeu o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail, nome difícil porque ele era francês.
O menino cresceu educado, inteligente e bom.
Aos dez anos de idade seus pais o mandaram para outro país _ a Suíça _ para a cidade de Yverdun, para aprimorar os seus estudos. Yverdun era um ponto de reunião para as crianças de várias partes do mundo, pois se tratava da melhor escola da época. Era a escola da fraternidade, que cuidava para que as crianças e os jovens se tornassem homens responsáveis e úteis à sociedade.
Rivail se tornou um grande professor. Quando foi morar na cidade de Paris, capital da França, passou a ensinar em sua casa, gratuitamente a muitos jovens que não tinham condições de pagar a escola.
O professor Rivail, por ter estudado muito, aprendera e falava muitas línguas, além do francês, sua língua natal.
Por volta do ano de 1831, se deu um episódio feliz em sua vida. Ele conheceu Amélie Gabrielle Boudet, com quem se casou um ano mais tarde. Ela também era professora.
Ele e a esposa trabalhavam bastante. Entre outros afazeres, ele escrevia livros de estudo para as escolas. Tomou-se assim, um homem conhecido e respeitado.
Quando estava com 50 anos de idade, através de um amigo, tomou conhecimento de coisas estranhas que vinham acontecendo na cidade. Dizia o amigo que, em determinada reunião que assistira, os objetos se movimentavam e uma mesa chegara a falar.
O professor Rivail, acostumado ao estudo, à pesquisa, achou aquilo muito estranho mas, depois do amigo insistir muito, decidiu assistir uma das reuniões.
Ali, Rivail viu pela primeira vez o fenômeno das mesas que se movimentavam sozinhas. Objetos diversos como vasos, flores e chapéus se moviam em pleno ar, sem nenhum apoio.
Logo, o professor ficou a pensar que, se não eram as pessoas que se encontravam reunidas, as causadoras daquilo, devia haver uma causa. E se pôs a pesquisar. Começou a freqüentar, com assiduidade, as reuniões semanais, disposto a descobrir o que havia por detrás daquilo tudo.
Para falar com a mesa, havia um método especial. Quando a mesa dava uma batida, com um dos pés, queria dizer não, duas batidas, sim. Depois se convencionou um alfabeto com uma batida para a primeira letra do alfabeto, duas para a segunda e assim por diante. Mais tarde, para apressar o método, alguém ia dizendo as letras do alfabeto em voz alta e a mesa, com uma batida, assinalava a letra desejada. Por meio de tais pancadas, podia-se estabelecer uma conversa com a mesa, obtendo respostas a perguntas.
Foi assim que, quando Rivail perguntou quem movimentava a mesa, recebeu a resposta:
- Somos os espíritos.
Na continuidade do diálogo, através das pancadas, os espíritos informaram que nada mais eram do que as almas dos homens que já haviam deixado o corpo físico. Não eram fantasmas. Apenas não possuíam o corpo físico. Haviam morrido, como se diz vulgarmente.
Ainda da mesma forma, o professor Rivail ficou sabendo que as pessoas, ao morrerem, continuam a viver, apenas com outro corpo. E também lhe disseram que ele já vivera outras vezes e em uma das suas vidas anteriores se chamara Allan Kardec.
Continuando a fazer perguntas, anotando as respostas, tornando a perguntar, tudo anotando, comparando, estudando, o professor Rivail reuniu enfim todos os ensinamentos dados pelos espíritos em um livro: "O Livro dos Espíritos", que publicou. Como ele era muito conhecido pelos livros que escrevera como professor, e não desejando colocar o seu nome em uma obra que não lhe pertencia, pois era o ensino dos espíritos, colocou o nome de "Allan Kardec", com o qual nós o conhecemos.
Espiritismo é, pois, a doutrina revelada pelos espíritos e reunida, em forma de livro, por Allan Kardec.
Allan Kardec desencarnou no dia 31 de março de 1869.
Sua esposa ainda viveu alguns anos e prosseguiu trabalhando, até o dia de sua desencarnação, pela propagação da Doutrina Espírita.
   


Fonte: Apostila de Evangelização Infantil da Federação Espírita do Paraná, 1º Ciclo de Infância - Unidade V _ Espiritismo

Coloque em Ordem


  1 - Coloque os números ao lado identificando a ordem dos acontecimentos que levaram à publicação de "O Livro dos Espíritos"
( ) - Em 1857, na Livraria Dentu, em Paris, os livros são expostos, e no dia 18 de abril, mais de cem livros são doados ou vendidos.
( ) - Kardec ouvia os espíritos através dos Médiuns e recebia informações de vários lugares, comparando todas entre si, analisando sob o método científico a que estava acostumado a tratar desses assuntos.
( ) - Apesar de todas as dificuldades financeiras e das pessoas que se colocaram contra as manifestações dos Espíritos, Kardec e sua esposa juntamente com alguns amigos trabalharam firmes para a publicação do Livro.
( ) - As mesas girantes começaram a instigar Kardec a uma pesquisa mais aprofundada sobre o fenômeno.
( ) - Em 1854, Kardec foi levado por seu amigo Sr. Fortier a uma reunião onde as mesas em que as pessoas se sentavam à volta, giravam no ar.

2 - Coloque os números ao lado identificando a ordem das 4 partes de "O Livro dos Espíritos" que mais tarde foram ampliadas dando surgimento a outros livros da Doutrina Espírita:

( ) - O Evangelho Segundo o Espiritismo foi publicado por Kardec em 1864 e trata dos ensinos contidos na terceira parte de O Livro dos Espíritos. Seu conteúdo explica as máximas morais do Cristo e suas aplicações em nossas vidas.
( ) - O Livro dos Espíritos foi o primeiro livro publicado por Allan Kardec com os ensinamentos dos Espíritos e contém os princípios da Doutrina Espírita.
( ) - O Céu e o Inferno foi publicado em 1865 e tem como subtítulo "ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo".
( ) - Publicada em A gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo, tratando da evolução da Terra.
( ) - Publicado em 1861, O Livro dos Médiuns explica melhor o que está contido na segunda parte de O Livro dos ESpíritos, pois trata das manifestações e da educação da Mediunidade.

3 - Coloque os números ao lado identificando a ordem dos acontecimentos:

( ) - Kardec, sua esposa Gabi e alguns amigos, apesar das dificuldades trabalharam firmes para a publicação de "O Livro dos Espíritos".
( ) - Em 1854, Kardec começa a investigar o fenômeno das Mesas Girantes.
( ) - Em 1857 chega às prateleira da Livraria Dentu, Em Paris, a primeira edição de "O Livro dos Espíritos".
( ) - Kardec ouviu muitos espíritos através de muitos médiuns.
( ) - Aparecem as "Mesas Girantes" fenômeno que se torna divertimento na França.

4 - Coloque os números ao lado identificando as 4 partes que compõem O Livro dos Espíritos e que deram origem às outras Obras da Codificação.

( ) - Das Leis Morais (Sobre as Leis Divinas e a Perfeição Moral)
( ) - Do Mundo dos Espíritos (Sobre os Espíritos, Reencarnação e influência deles sobre os Seres Encarnados)
( ) - Das Esperanças e Consolações (Sobre Paraíso, Inferno e Purgatório)
( ) - Das Causas Primárias (Sobre Deus, Universo, A Criação)

 ******************************************************************************
ATIVIDADE: Marque um "X" na resposta certa
1.       O Codificador da Doutrina Espírita nasceu em que data?

a)       31 de março de 1883.
b)       03 de outubro de 1804.
c)       06 de Fevereiro de 1832.


2.       Em que cidade o Codificador da Doutrina Espírita nasceu?

a)       França.
b)       Yverdun.
c)       Lyon.


3.       Qual o nome de nascimento do codificador da Doutrina Espírita?

a)       Emesto Bozzano.
b)       Hippolyte Leon Denizard Rivail.
c)       Camille Flammarion.


4.       Em que país o codificador da Doutrina foi estudar aos dez anos?

a)       Suíça.
b)       Suécia.
c)       Inglaterra.


5.       Em que cidade ele ensinava gratuitamente para aqueles que não podiam pagar?

a)       Paris.
b)       Yverdun.
c)       Lyon.


6.       Qual o nome da esposa do Codificador da Doutrina Espírita?

a)       Amélia Rodrigues.
b)       Amélia Gabrielle Boudet.
c)       Amália Domingos Soler.


7.       Com quantos anos Allan Kardec estava quando teve os primeiros contatos com os fenômenos  das mesas girantes?

a)       64 anos.
b)       60 anos.
c)       50 anos.


8.       Por que Allan Kardec escolheu este nome para assinar os livros que foram codificados por eles?

a)       Porque achava bonito?
b)       Porque em outra reencarnação ele teve o nome de Allan Kardec?
c)       Para não ser reconhecido.

9.       Quantos são os livros que compõe a Codificação Espírita?

a) 5 livros?                b) 6 livros?                  c) 4 livros?


10.  Qual o 1º. Livro da Codificação Espírita?

a)      O Evangelho Segundo o Espiritismo.
b)      O Livro dos Médiuns.
c)      O Livro dos Espíritos.

11.    Qual a data que Allan Kardec desencarnou?

a)       31 de março de 1869.
b)       03 de outubro de 1884.
c)       06 de março de 1882.



12.    A esposa de Allan Kardec apoiou a missão do seu esposo e deu continuidade com o trabalho de divulgação após a sua desencarnação. Que idade ela tinha quando desencarnou?

a)       85 anos;
b)       65 anos.
c)       87 anos.


 RESPOSTAS:
1- b; 2- c; 3- b; 4-a; 5-b; 6-b; 7-c; 8-b; 9-a; 10-c; 11-a; 12- b



 Desenhos de:
Cristina Passuello Chaves

Postado por: G.T.


Nenhum comentário:

Postar um comentário