sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aulas Dinâmicas melhoram aprendizagem.



 
Quando o assunto é nível de
aprendizagem, palestras e aulas
expositivas estão na lanterninha dos
métodos educacionais.
Notícia publicada pela Revista NOVA
ESCOLA, Edição de Novembro/2000,
revela o resultado de um interessante
estudo realizado pelo NTL Institute for
Applied Behavioral Science, especializado em comportamento humano.
Pessoas aprendem melhor através de exercícios práticos, atividades lúdicas e
dinâmicas de grupo.
O uso de métodos audiovisuais chega a ser quatro vezes mais eficiente do que as
palestras. Discussões em grupo são dez vezes mais eficientes.
Os índices referem-se à quantidade de informações retidas em relação ao conteúdo
abordado.
"Aprendemos mais quando somos levados a refletir e a estabelecer relações", diz o
professor Sérgio Leite, do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp.

Autora: Rita Foelker

Evangelizadores 10 Região precisamos nos estruturar para uma maior assimilação dos conteúdos por parte de nossas crianças e jovens.
abraços fraternos
G.Teixeira
.
.
.
.
.
.
..

Aula com Tecnica : Virtudes


 
Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução espiritual. De 10 a 14 anos.
Material: (para o coordenador).
Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas.
Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas.
As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.. Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude.
Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:
 
Saber esperar nossa vez e não ficar irritado quando as coisas demoram são mostras desta virtude. Como se
chama? PACIÊNCIA
Ajuda-nos a colocar idéias em ação e faz com que nos sintamos úteis. Tudo - os livros, as casas, a comida, as invenções - é fruto dele. O que é, o que é? TRABALHO.
Dar a cada um segundo suas obras e seu merecimento faz parte desta virtude. Qual é ela? JUSTIÇA.
Saber agradecer pelo que temos e recebemos todos os dias é o significado desta virtude. Como se chama? GRATIDÃO.
Feita de palavras e ações, é a virtude que nos pede para cumprir nossos deveres e promessas. Quem a possui faz sempre o melhor possível. Qual é ela? RESPONSABILIDADE.
Quem ajuda, estende a mão a quem precisa, põe em prática esta virtude. Qual é ela? CARIDADE.
Transparente e sincera, não finge nem inventa de ser o que não é. Quem é? SIMPLICIDADE.
Estabelecer objetivos e levá-los a sério, fazendo o que for necessário para atingi-los, sem desanimar, fazem parte desta virtude, que é a ... DISCIPLINA.
Aceitar um desafio ou resolver um problema? Quem possui esta virtude não tem medo de enfrentar dificuldades. O que é, o que é? CORAGEM.
Querer bem e gostar são parte de um sentimento que faz a vida valer a pena, e que se chama... AMOR.

8) Opção: a equipe que se lembrar das virtudes que faltaram na sua escada e escrever numa folha separada ganhara ponto extra, ou como o evangelizador ter por melhor didatica.

As respostas corretas serão coladas na escada, começando de baixo para cima. As respostas erradas não serão usadas. Vence a equipe que chegar mais alto.
Peça para um representante de cada equipe desenhar uma "pessoinha" no degrau onde conseguiram chegar.
No final, equipe vencedora irá abraçar os demais jogadores.
Diálogo: Olhando para estas escadas, podemos compreender um pouco como é que os Espíritos evoluem moralmente. Quanto mais virtudes conquistamos para nosso coração, significa que mais evoluímos. Mas não basta tê-las, é preciso agir com elas e sempre aprimorá-las...
Por: G. Teixeira.
Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed.Vozes.