sexta-feira, 29 de abril de 2011

Importantes orientações aos Evangelizadores Espíritas. ( Crianças/Pedagogia Espirita).

1- A criança que está em sua sala de evangelização não é apenas um ser de alguns meses ou alguns anos, mas um espírito eterno, que apresenta tendências inatas de encarnações passadas, tendências familiares e um destino: a perfeição.
2 - Lembre-se de que “a criança é sementeira [...]. Conforme a qualidade da semente teremos a colheita.”(1) Portanto, não se esqueça de dedicar-se, aperfeiçoando sua tarefa, fazendo sempre o melhor.
3- Busque a sintonia com o tema a ser ministrado, pois o conteúdo vibratório é fundamental. “[...] é preciso vibrar e sentir com o Cristo”(2). “[...] a voz de cada pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos.” (3)
4 - Em todas as situações de aula em que você for abordar o lar dos evangelizandos e o papel da mãe e/ou do pai, não se esqueça de adaptar a aula de acordo com a realidade da turma, abrangendo o máximo possível todas as situações, sem identificar as crianças que as vivem, mas também sem as excluir para que não se sintam diferentes.
5- Não se esqueça da prece antes do planejamento das aulas e de orar por seus evangelizandos, que é de fundamental importância. “Os resultados da oração, quanto os resultados do amor, são ilimitados.” (4)
6 - É importante manter contato (conhecer sua realidade, onde vive, como vive, o que o cerca)com a família da criança, para fazer um trabalho que traduza as necessidades e realidades em que viva, atingindo em profundidade seus objetivos.
7- Para que obtenha melhor resultado e enriqueça o conteúdo de sua aula, não se esqueça de ler os livros indicados na bibliografia ( apostila), pesquisar outros livros espíritas,( Obras fundamentais)
escolhendo sempre atividades variadas e também outros livros didáticos adequados para esta fase.
8 - Para ministrar as apostilas do DIJ, consulte sempre o Curriculo.
9 - Não se esqueça de trabalhar com materiais concretos, isto auxilia na fixação da mensagem. Buscando sempre o desenvolvimento da Razão.
10 - Nas aulas de Evangelização Espírita, deve-se ressaltar a importância e as formas de fazer-se o Evangelho no lar.
11- É importante que cada criança sinta-se envolvida e amada por seu Evangelizador, somente assim conseguiremos chegar a este pequeno ser (Evangelizando).
12 -  Acima de tudo, fica tres grandes objetivos.com um mesmo norte, Jesus, Kardec, Caridade. ( Amor ao Proximo).
Nossa grande bandeira. " Amor e Trabalho no Bem".
(1) Amélia Rodrigues, Terapêutica de emergência, 5 ed., p. 24.
(2) Emmanuel, O consolador, 15. ed., perg. 237.
(3) André Luiz,
(4) André Luiz,
     G.Teixeira.
Proteção e Paz a todos nós.