segunda-feira, 20 de junho de 2011

PLANO DE AULA: Amor às Plantas


 Conduta Espírita- Vivência Evangélica
 Relações do homem com a natureza
SUBUNIDADE: Respeito a natureza: AMOR ÀS PLANTAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Dizer sobre a importância das plantas
• Discriminar os vários tipos de planta e sua utilidade
• Dizer por que devemos amar as plantas
CONTEÚDOS:• Existem vários tipos de plantas.
• Algumas nos dão alimento, outras dão flores que enfeitam os jardins, outras, como as árvores, dão sombra gostosa.
• Todas as plantas são importantes para nós, devemos trata-las com carinho, preservando-as, para que cresçam e se desenvolvam fortes e protegidas.
• As plantas são criação de DEUS, merecem nosso cuidado e atenção.
• Não devemos pisá-las, arrebentar seus galhos e flores, maltratando-as.
• Amar as plantas é proteger seus galhos, flores e frutos, molhando-as se estiverem secas, cuidando da terra adubando.
PRECE INICIAL
PRIMEIRO MOMENTO:
Distribuir aos evangelizandos fantoches de dedos representando as frutas.
A seguir serão ensinadas algumas quadrinhas sobre frutas e o evangelizando que estiver com o dedoche/fruta citada, irá repeti-la movimentando.
Ensinar as quadrinhas abaixo, pedindo que descubram de que fruta estamos falando.
1. Sou o delicioso MAMÃO,
Fruta tão procurada!
Nunca posso faltar
Em uma boa salada.
2. Minha casca é lisa e vermelha,
Tenho polpa macia e cheirosa.
Sou a MAÇÃ cobiçada,
Fruta muito saborosa!
3. Meu suco é tão azedo,
Que ninguém pode chupar.
Mas com água e açúcar,
LIMONADA vou virar.
4. Sou o cheiroso ABACAXI,
Fruta muito apreciada.
Quando apareço na mesa,
Alegro toda a garotada.
5. Me vestiram de amarelo.
Me enfeitaram de marrom.
Sou a querida BANANA,
Alimento rico e bom.
6. Somos frutas bem gostosas.
Viemos lá do pomar.
Em sua mesa, crianças,
Nunca podemos faltar.
OBS: Ao ensinar a última quadrinha todas as frutas devem se movimentar.Após a atividade, perguntar:• Quem sabe o nome das frutas/dedoches.
• Onde nascem as frutas?
• Quem gosta das árvores?
• As árvores são importantes? Por quê?
Ao ouvir as respostas, salientar a necessidade de amar e cuidar das plantas.
SEGUNDO MOMENTO:Narrar a história JOÃO, FEIJÃO, com auxílio de gravuras.HISTÓRIA: JOÃO, FEIJÃOQuando um feijão nasce, ele nasce todo enroscado.
Foi assim que nasceu JOÃO, o pé de feijão.
Quando João nasceu, ele logo quis água, só que feijão bebe água da terra, puxando a água pelas raízes.
João quis beber, fez força... Mas, onde encontrar água? A terra estava seca!
- Dona Terra, eu quero beber água para ficar forte e grande- chorou João.
Mamãe terra queria dar para o feijão, mas não conseguia. Estava seca, seca, seca.
Aí passou um passarinho.
- Ei seu passarinho! Por favor, diga para Dona Nuvem vir depressa para chover e molhar o pé de feijão, chamado João! – falou a Terra.
O passarinho voou, voou bem alto e foi encontrar Dona Nuvem.
- Dona Nuvem de Chuva, venha depressa, acorde o Trovão e faça chover para molhar o João, que é um pequeno Pé de Feijão e está quase morrendo de sede – disse o passarinho.
O Trovão que estava por perto ouviu o passarinho e veio:
- Bem, Bem, Bem! – gritou o trovão bem alto. E logo foi empurrando a Nuvem que, toda assustada com o barulho do trovão, começou logo a chover.
E assim, a chuva molhou a terra. A Terra molhou a raiz. A raiz era por onde João puxava a água e crescia.
Crescia, engordava e sorria.
João se tornou, assim, um grande pé de feijão.
Ao término, perguntar:
• Para que servem as plantas?
• Diga o nome de uma planta?
• Cita outra, etc...
• O que vocês podem fazer para demonstrar amor às plantas?
TERCEIRO MOMENTO:Distribuir aos evangelizandos gravuras onde terão que desenhar os elementos necessários para as plantas crescerem. Yeda.
Prece  Final
Postado por G.T.