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terça-feira, 17 de janeiro de 2012

GPJ (Grupo de Programações Juvenis) 10 Região na FERGS ( Trocando Ideias)

Postado por DIJ Dep. Infacia e Juventude às 03:52 Nenhum comentário:
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Objetivos da Evangelização a) promover a integração do evangelizando:consigo mesmo; com o próximo; com Deus. b) proporcionar ao evangelizando o estudo: da lei natural que rege o Universo; da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal”. c) oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como:homem integral, crítico, consciente,participativo,herdeiro de si mesmo,cidadão do Universo,gente de transformação de seu meio,rumo a toda perfeição de que é suscetível. Infância e Juventude Cristã logicamente formarão sociedades cristianizadas, distinguidas pelo amor fraterno, concretizando em nossa humanidade o tão desejado sentimento de família terrena, para mais tarde integrar-se no espírito de "Família Universal". É preciso trabalhar no sentido de conscientizar o homem desde sua infância da grande verdade: a imortalidade do Espírito e sua ascensão para a luz. (...) a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem.(Texto FEB)
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Francisco Spinelli

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Evangelização Espírita Infantil

“A Criança ainda é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.” Francisco Spinelli


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Allan Kardec

Allan Kardec

Por que o período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (Allan Kardec, O livro dos espíritos,76. ed., perg. 383).


Orientações Seguras LE

Formulai, pois, de vós para convosco, questoes nítidas precisas e não temais multiplica-las. Justo é que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna. Não trabalhais todos os dias com o fito de juntar haveres que vos garantam repouso na velhice? Não constitui esse repouso o objeto de todos os vossos desejos, o fim que vos faz suportar fadigas e privações temporárias? Pois bem! que é esse descanso de alguns dias, turbado sempre pelas enfermidades dos corpo, em comparação com o que espera o homem de bem? Não valerá este outro a pena de alguns esforços? Sei haver muitos que dizem ser positivo o presente e incerto o futuro. Ora, esta exatamente a idéia que estamos encarregados de eliminar do vosso íntimo, visto desejarmos fazer que compreendais esse futuro, de modo a não restar nenhuma dúvida em vossa alma. (Allan Kardec, O livro dos Espíritos, 72. ed., perg. 919)


Léon Denis

Léon Denis

Jovem

“Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemo-lhes a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.” Léon Denis


Aos Jovens

“A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].”
(Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p.200).


Bezerra de Menezes

Bezerra de Menezes

Jovem

"A mocidade possui como o corpo físico uma força magnética de imenso teor, atraindo a enviando vibrações que se ajustam com outras de igual qualidade.
Atentemos para esta força poderosa, arregimentando todas as nossas energias, condensando os pensamentos num único objetivo: a espiritualização da Terra." Bezerra (Bezerra de Menezes e outros, Garimpeiros do além, p.65).


Ivan de Albuquerque

Ivan de Albuquerque

“Juventude e Jesus!

“Juventude e Jesus!
Quando essas duas forças estiverem integradas, a daqueles que tudo desejam realizar, com audácia nem sempre refletida, mas honesta, com a Daquele que tudo podia operar e limitou-se a cumprir a vontade do Pai, que O enviara, então, teremos conquistado com base nos Códigos Supremos da vida e da alma, o eloqüente progresso, desde há tanto anelada. A Juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força progressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis, para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.” (Ivan de Albuquerque, Cântico da juventude, p.25-26


Joanna de Ângelis

Joanna de Ângelis

Jovem

"O adolescente está em formação e, naturalmente, possuindo forças que devem ser canalizadas com equilíbrio para que não o transtorne, necessita de apoio e de discernimento, de orientação familiar, porque lhe falta a experiência que melhor ensina os rumos a seguir em qualquer tentame de vida." (Joanna de Ângelis, Adolescência e Vida, 2. ed., p.26).


Educação

"A educação propoe e o educando aprende mediante o exercício, a reflexao, o amadurecimento." (Joanna de Angelis, Adolescencia e vida, 2. ed., p.35).


André Luiz

André Luiz

Pontualidade

"Pontualidade - tema essencial no cotidiano, disciplina da vida. [...]
Pontualidade é sempre dever [...]." (André Luiz, Desobsessão, 4. ed., p.49).


No Trabalho

"Não haja falha de serviço por nossa causa. Não se pode esquecer que o fracasso, na maioria das vezes, é o produto infeliz dos retardatários e dos ausentes." (André Luiz, Desobsessão, 4. ed., p.64).


Martins Peralva

Martins Peralva

Evangelho.

“Somente o Evangelho – meditemos bem – solucionará o problema evolutivo da Humanidade. [...].
Os moços espíritas de hoje edificarão, com o Evangelho, a reforma dos costumes, a fim de que possa Jesus dizer, um dia: - “O meu Reino já é deste mundo”.” (Martins Peralva, Estudando o Evangelho, 4. ed., p.144, 146).


Batuira

Batuira

Energias

"Insistamos na confraternização permanente de nossas energias, a fim de que o trabalho de equipe possa oferecer ao próximo todo o rendimento de que sejamos capazes na edificação do bem." (Batuíra, Mais luz, 6. ed., p.42).


Emmanuel

Emmanuel

Por que a evangelização espírita infantil antes dos 7 anos de idade?

“109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

- O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.

- Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, […].

- Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material,[...].”

(Emmanuel, O Consolador, 15. ed., perg. 109).

Solidariedade

Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens.” (Emmanuel, Emmanuel, 13. ed., p. 183).


“Temos ouvido o espírito de Emmanuel há muitos anos com respeito a estes assuntos, […]. Nós sempre nos desvelamos em nossas casas, no ensino da bondade, do perdão, das atitudes evangélicas em si, mas precisávamos descobrir um meio de comunicar à criança, algum ensina-mento em torno da Lei de Causa e Efeito, mostrando determinados tópicos dos mais expressivos para o mundo infantil, com respeito à reencarnação, um problema da imortalidade da alma.

Muitas vezes, nós esquecemos de conduzir a criança para este tipo de lição, para este tipo de comentários, com receio de apressar na mente das crianças determinados pensamentos com relação a morte do corpo.

Precisávamos estudar quais os meios de começar a oferecer à criança, bases para que ela se conheça no mundo em que está vivendo e naquele mundo social em que ela vai viver.”

(Emmanuel , A Terra e o semeador, 7. ed., perg. 101)


No Trabalho

"Quem deseja a benção divina, trabalhe para merecer.
O aprendiz ausente da aula não pode reclamar benefícios decorrentes da lição." (Emmanuel, Religião dos Espíritos, 18. ed., p.230).

O Trabalho

"O trabalho é sempre o instrutor do aperfeiçoamento." (Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.74).

Regeneração

“Há necessidade de iniciar-se o esforço de regeneração em cada indivíduo, dentro do Evangelho, com a tarefa nem sempre amena da auto-educação. Evangelizando o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo.” Emmanuel


"Cedamos algo de nós mesmos, em favor dos outros, pelo muito que os outros fazem por nós."
(Emmanuel, Fonte viva, 18. ed., p.320)


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