sexta-feira, 8 de junho de 2012

reflexão: UMA LIÇÃO DE VIDA

 
 
“O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte o pé. Seu pai, que estava indo para o quintal, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.  Antes que seu pai dissesse algo, Zequinha fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva.  Meu irmão fez uma maldade comigo.  Desejo tudo de ruim para ele.  Tenho que me vingar dele de qualquer jeito.
O pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente.   Após o relato, busca um saco cheio de carvão e propõe algo ao filho:
          - Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é um mau pensamento seu endereçado a ele.  Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa dele e só pare quando achar que já está vingado.
O menino achou que seria divertido e pôs mãos à obra.  O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo.  Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.
         O pai que espiava tudo de longe se aproxima do menino e diz:
         - Filho, como está se sentindo agora?
         - Estou cansado, mas muito alegre porque sujei toda a camisa dele.
         - Venha comigo até o quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
        Ao chegar, o filho é colocado na frente de um grande espelho, onde poder ver o seu corpo inteiro. Que susto!  O menino estava todo sujo de carvão: seu rosto, seus braços, sua roupa; só se conseguia ver seus dentes e seus olhos; ele estava todo impregnado com a sujeira do carvão.
       O pai então lhe diz:
       - Filho, a camisa do seu irmão ficou suja, mas olhe só para você.  O mal que você fez sujando a camisa do seu irmão atingiu a ele, mas atingiu muito mais a você.  É assim na vida: o mal que desejamos aos outros acaba atingindo muito mais a nós mesmos.  Como aconteceu com você.  A camisa será simplesmente lavada, mas você terá que tomar um banho completo para se limpar.  Leve isso como uma lição de vida para sempre.”