sexta-feira, 15 de abril de 2011

O EVANGELIZADOR ESPÍRITA


O Evangelizador Espírita.
Quem é?

Quais suas responsabilidades?

Como é visto pelos Espíritos Superiores?

VISÃO DOS ESPÍRITOS
Como os Espíritos Superiores estão vendo a participação dos companheiros encarnadas nas tarefas da Evangelização Espírita Infanto -Juvenil?
Conquanto os indivíduos disponham de livre-arbítrio para debandar ou desertar, esquecer ou adiar compromissos assumidos com a Vida, anotamos, com júbilos imensos, a excelente caravana de lidadores da Evangelização Espírita,de corações voltados para um melhor desempenho,coesos no interesse de sempre produzir o máximo pela dedicação de todos os dias.
São companheiros jovens ou adultos, de ambos os sexos, idealistas, conscientizados cada vez mais de que a obra não nos pertence, mas sim ao Mestre Amado que, por misericórdia, utiliza a todos por instrumentos de iluminação do mundo.
É notório que a especialidade da tarefa não se compraz com improvisações descabidas, razão pela qual os servidores integrados na evangelização devem buscar, continuamente, a atualização de conteúdos e procedimentos didático-pedagógicos(...)
Quais seriam as condições essenciais para que alguém possa desempenhar a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?
Nas bases de todo programa educativo o amor é a pedra angular favorecendo o entusiasmo e a dedicação,a especialização e o interesse, o devotamento e a continuidade, a disciplina e a renovação, uma vez que no trato com a criança e o jovem o esforço renovador pela evangelização jamais prescindirá da força da exemplificação para quem ensina
É justo pois que o evangelizador deva estudar e rever, quanto possível, todos os ensinos da Verdade granjeando meios de descortinar caminhos de libertação espiritual para quantos se lhe abeirem do coração dadivoso.
Mensagem de Guillon Ribeiro ( Espírito
)

Que jamais se descuidem do aprimoramento pedagógico, ampliando, sempre que possível, suas aptidões didáticas para que não se estiolem sementes promissoras ante o solo propício, pela inadequação de métodos e técnicas de ensino, pela insipiência de conteúdos, pela ineficácia de um planejamento inoportuno e inadequado.
Todo trabalho rende mais em mãos realmente habilitadas.
Que não estacionem nas experiências alcançadas, mas que aspirem sempre a mais, buscando livros, renovando pesquisas, permutando idéias, ativando-se em treinamentos, mobilizando cursos, promovendo encontros, realizando seminários, nesta dinâmica admirável quão permanente dos que se dedicam instruir e de educar.
É bom que se diga, o evangelizador consciente jamais se julga pronto, acabado, sem mais o que aprender, refazer, conhecer...


Joana de Ângelis
Na aplicação dos métodos e na escolha das matérias é importante considerar as qualidades do Evangelizador, sejam de natureza intelectual ou emocional e psicológica, como de caráter afetivo ou sentimental.

O que se poderia dizer aos evangelizadores que, apesar de todos os esforços empreendidos, não conseguem observar resultados no trabalho de evangelização de algumas crianças e moços?
Áureo (Espírito): "Que recordem a Parábola do Semeador e jamais desanimem. Algumas sementes podem cair sobre pedras ou entre os espinheiros; mas sempre haverá as que se abrigarão em boa terra. Que, os semeadores não cessem de semear, nem desanimem.
O nosso trabalho é plantar,
a germinação e a frutescência
pertencem a Deus."
Quem é?
Em relação ao educando
É o responsável pela formação da inteligência e da personalidade dos alunos.
"Salvar é educar.Jesus é o mestre e veio promover a educação do espírito." Vinícius
Em relação às responsabilidades sociais
Em sua função didática
Dirigir a aprendizagem do utilizando métodos e técnicas ativos que permitam a aquisição e elaboração de conhecimentos,habilidades atitudes e ideais.
 
Na função orientadora
Deve saber criar um clima de confiança e empatia ,tolerância que facilite o relacionamento entre educando,família e sociedade.

A sua influência se estende através das gerações,prestando relevante serviço à sociedade,além dos limites da vida material.
Avança com o tempo,vê sempre degraus acima a serem galgados, na experiência e no conhecimento.

Postado por Gilnei Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário