quinta-feira, 21 de abril de 2011

Evangelização Espírita da Infância e da Juventude

Por:Liane Felipe da Silva
“Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?
“Encarnando com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”
Allan Kardec (O Livro dos Espíritos, questão 383)


O Centro Espírita, consciente de sua missão, deve envidar todos os esforços, não só para a criação das Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil como para seu pleno funcionamento considerando a sua importância em termos da formação moral das novas gerações e da preparação dos futuros obreiros da Casa e do Movimento espíritas. (...)”1


A Evangelização Espírita da Infância e da Juventude é uma atividade de estudo e vivência da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus de forma sistemática, metódica, atendendo e esclarecendo crianças e jovens na faixa etária de 3 a 21 anos.
“O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos por meio de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real”. 1
Na Evangelização Infantil serão atendidas crianças com idade entre 3 e 12 anos, se possível distribuídas em turmas, que devem funcionar em sala própria e ser orientadas por, pelo menos, um orientador ou evangelizador.
Na Evangelização Juvenil, serão atendidos jovens de 13 a 21 anos, distribuídos em turmas, que deverão funcionar com, pelo menos um orientador ou evangelizador.
Será observado para a formação das turmas a media das idades, adotando-se o programa de estudo compatível com a idade dos presentes.
Evangelizar não é um verbo que só se conjuga para as crianças. Serve também aos adultos.
A Casa Espírita é fonte permanente de evangelização.
Para o jovem, porém, é preciso dar uma atenção especial, pois temos em nossas mãos uma índole maleável, como barro úmido, que podemos moldar suavemente em boas formas, conforme a dedicação que empregarmos, no tempo e qualidade certas.
Evangelizar a criança e o adolescente é lançar semente em terra fértil, que deve ser arada com carinho e cuidado, mantendo-a permanentemente regada com a chuva do amor.
“A  infância  é  o  período  que melhor  se  aprende,  enquanto  na adolescência  se  apreende.
Na  idade  adulta  mais  facilmente  se compreende, evitando-se o período em que o ancião repreende.
Evangelização espírita é o sol nas almas, clareando o mundo inteiro  sob  as  constelações das  estrelas  nos  céus,  que  são  os  bem-aventurados do Senhor, empenhados em Seu nome, pela transformação urgente da Terra, em mundo de regeneração e paz.”2

1 O Que é Evangelização? (FEB, 1987, p. 21)
2 Liane Felipe da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário