domingo, 18 de novembro de 2012

Dinamica: Aula para Juventude. OBJETIVOS: Conscientizar os jovens que eles são uma peça fundamental para a harmonia da família.



EU E MINHA CASA
OBJETIVOS: Conscientizar os jovens que eles são uma peça fundamental para a harmonia da família.
MATERIAL NECESSÁRIO: Cartolina, frases recortadas (abaixo) e cola.
DESENVOLVIMENTO: Os jovens deverão correlacionar as doze frases ao comportamento:
 invisível (parece que não está lá), 
participativo (participa ativamente de tudo) ou 
visitante (é indiferente a tudo o que acontece em casa). 

O educador deverá colar na cartolina uma frase de cada vez, em
seguida os jovens irão dizer o tipo de comportamento contido na frase. É claro que as compreensões colocadas aqui podem não ser as mesmas que a dos jovens, sendo uma excelente
oportunidade para o debate (ex.: o educador coloca que a frase 1 é do comportamento invisível, mas o jovem acha que é visitante. Então, é uma ótima oportunidade de se falar sobre isso).

FRASES:
1. Normalmente, eu chego a casa, passo direto pro meu quarto e só saio dele se for para comer ou para sair de novo!

2. Faço questão de saber como andam as coisas lá em casa!

3. Participo de tantas atividades, que saio de casa às 6:30h e só volto às 22:00h. Aí, já é hora de dormir! E no outro dia, começar tudo de novo!

4. Gosto de sentar com minha mãe e conversar sobre tudo. Até besteiras!!!

5. Se eu pudesse... Eu sumia para ninguém me ver!!! Que saco essa vida!!!

6. Muitas vezes, acho que meus pais não me conhecem!!! Tratam-me de forma estranha!

7. Ajudo nas tarefas de casa!!! Adoro consertar algo quebrado!!!

8. Sou meio chato, às vezes, cobro se meus irmãos estão estudando mesmo!!! Afinal, quero que eles se deem bem na vida!

9. Minha irmã engravidou do namorado. Eu não quero nem estar perto na hora da confusão!!!

10. Esse negócio de família é complicado. É melhor não ter, ou será o contrário?! Estou confuso!

11. Nossas virtudes são diferentes... Nossos defeitos também... Isso não me importa!!! Quero é viver a minha vida e cada um que viva a sua!!!

12. Faço parte de uma família de 08 pessoas. Sinto-me um ET... São tão diferentes!!!

RESPOSTAS:
1. Comportamento invisível
2. Comportamento participativo
3. Comportamento invisível

G.T

Um comentário: